terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Resenha: Histórias Extraordinárias - SEM SPOILERS



Olá livreiros! Dessa vez vou trazer uma resenha um tanto diferente para vocês, do livro de contos Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe.


O gato preto - Um ótimo conto, bem assustador e com um final bem interessante. A escrita estava ótima, e o final realmente é de se surpreender. (4/5)

A máscara da morte rubra - Também muito bom. Poe descreve tudo com uma riqueza de detalhes impressionante, e tudo isso sem um único diálogo. (4/5)

O caso do Valdemar - Achei a proposta do conto interessante. A escrita estava ótima, mas o final ficou um tanto fraco. (3/5)

Manuscrito encontrado numa garrafa - Não gostei da proposta e a narrativa estava muito monótona. Quase dormi lendo esse conto. (2/5)

Enterro prematuro - Adorei o conto. Além de ser uma reflexão do personagem principal da história, a história está ótima, muito bem contada. Não é um final tão surpreendente assim, mas até que é um ótimo conto. (4/5)

Os crimes da rua Morgue - O conto que eu mais estava esperando durante minha leitura. Amei o personagem Dupin, realmente muito interessante. O final também chega a ser cômico de tão estranho que é. É um misto de terror e ironia, realmente muito bom. (5/5)

A queda da casa dos Usher - Ótimo também. Tudo foi detalhado minuciosamente, e não foi monótono. O final também me surpreendeu, embora o título já nos dê uma pista do que pode ocorrer no término do conto. (5/5)

Os dentes de Berenice - Um início ótimo. A história estava bem contada, tudo bem detalhado até que, não sei por quê, o final ficou meio confuso, mas deu para se surpreender um pouco. (4/5)

Nunca aposte sua cabeça com o Diabo - Adorei o conto. Ficou realmente ótimo, e acho que teve um final também impressionante. (5/5)

O duque de L'Omelette - Acho que o conto mais fraco de todos. Muito monótono, quase não deu para entender a proposta dele. (1/5)

William Wilson - Outro conto que adorei! A história ficou muito boa e o clima de obscuridade e tensão era constante, com um final surpreendente. (5/5)

O retrato oval - Apesar de ter uma história bem contada, o final não foi surpreendente como eu esperava. Porém, a escrita estava realmente muito boa. (3/5)

O coração denunciador - Achei muito parecido com o primeiro conto do livro, mas gostei muito, até mais que "O gato preto". Realmente muito bom! (5/5)

O Diabo no campanário - Achei o final meio fraco, mas a história estava bem contada, a narrativa seguiu fiel e chegou até a ser cômica (uma ironia, já que é um conto de terror), mas o final... até é surpreendente, mas simplesmente não fez sentido. (3/5)

O barril de Amontillado - Gostei, mas o final não foi tão surpreendente como eu esperava. Porém a história ficou muito boa e a narrativa também. (4/5)

Metzengerstein - No início, a história tinha tudo para ser boa, mas não sei o que aconteceu que, no meio, ela ficou meio confusa e ficou complicada de entender. Além disso, o final também não é tão surpreendente como eu imaginava. (2/5)

Ligeia - O conto realmente é muito bom, o final realmente chega a surpreender, mas não sei... acho que faltou algo mais nessa história, não teve um clima de terror tão grande assim. (4/5)

Deus (Revelação Magnética) - Extremamente monótono. As explicações têm tantos detalhes que chega a ser quase incompreensível e o final não surpreende. Infelizmente não foi uma boa forma em terminar o livro com este conto. (2/5)


Mesmo assim, com alguns contos um pouco mais monótonos que outros, o livro é ótimo e vale a pena ser lido. Poe escreve (ou melhor, escrevia) muito bem. Não é uma escrita recheada de detalhes nem cheias de metáforas maravilhosas. Não. É uma escrita que te prende do início ao fim e que cria uma misteriosidade incrível.

Nota do livro: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário